DATM

DESORDENS DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DATM)

ORIENTAÇÃO AO PACIENTE

Traduzido do manual de orientação ao paciente do National Institutes of Health (National Institute of Dental Research) – Bethesda, Maryland

Você pode ter lido em revistas ou jornais a respeito da DATM, também chamada de disfunção craniofacial ou miofacial. Você pode ter sentido um de seus sintomas na região dos maxilares ou o seu dentista ou médico disseram-lhe que você tem um DATM.

Caso você tenha dúvidas sobre DATM, você não está sozinho. Pesquisadores estão procurando  respostas para as causas da DATM, qual o melhor tratamento e como prevenir.

O Instituto de Nacional de Pesquisas Dentais (USA – Bethesda, Maryland 20892) escreveu este manual e distribui para a população para mostrar o que se sabe a respeito da DATM.

A DATM não é um único distúrbio articular, é um conjunto de condições que frequentemente apresentam dor afetando a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos que controlam a mastigação. Nós não sabemos como, muitas pessoas tem DATM e o problema parece afetar duas vezes ou mais, mulheres do que homem.

A boa notícia é que para muitas pessoas, a dor na área da articulação e músculos não é um sinal de desenvolvimento de sério problema. Geralmente, o desconforto da DATM é ocasional e temporário, ocorrendo em ciclos. A dor eventualmente vai embora com pouco ou nenhum tratamento. Somente uma pequena porcentagem de pessoas com DATM apresentam dor significativa durante longo período de tempo.

O que é a ATM ?

A articulação temporomandibular liga a mandíbula (maxilar inferior) ao osso temporal que faz parte da porção lateral da cabeça. Se você colocar a ponta de seus dedos bem a frente da orelha e abrir a boca, poderá sentir o movimento da articulação. Por causa desta flexibilidade, os maxilares podem se mover para cima, para baixo, para os lados e realizar as funções mastigatórias e de fala.

Músculos aderidos nos ossos ao redor da articulação controlam seus movimentos. Quando nós abrimos a boca o côndilo mandibular gira e desliza pra frente ao longo da cavidade articular do osso temporal (cavidade glenóide). Quando fechamos a boca o côndilo faz uma rotação e desliza para traz. Este movimento é suave devido à presença do disco articular, que é uma estrutura cartilaginosa interposta entre as estruturas ósseas e que absorve os choques durante os movimentos articulares.

O que são desordens da ATM ?

Hoje, as pesquisas geralmente concordam que existem 3 tipos principais de desordens da ATM:

1. Dor miofacial – é a forma mais comum de desordem da ATM, que é um desconforto ou dor nos músculos que controlam as funções mastigatórias, nos músculos do pescoço e nos músculos dos ombros.

2. Desordens internas da ATM – significando um deslocamento dos maxilares, ou deslocamento do disco articular, ou injúria ao côndilo mandibular ou uma resposta adaptativa ao estresse.

3. Doença degenerativa da ATM – como a osteoartrite ou artrite reumatóide na ATM.

Uma pessoa pode ter uma ou mais destas condições ao mesmo tempo.

O que causa a DATM ?

Nós sabemos que graves injúrias à ATM ou aos maxilares podem causar uma DATM. Um forte impacto, por exemplo, pode fraturar os ossos que formam a ATM ou agredir o disco articular provocando a ruptura de suas estruturas causando dor e ruídos na ATM durante os movimentos. Artrites na ATM, também podem ser provenientes de forte impacto.

Outras causas da DATM são menos claras. Alguns sugerem, por exemplo, que uma mordida ruim (má oclusão) possa originar uma DATM, mas recentes pesquisas questionam esta visão. O tratamento ortodôntico com aparelhos fixos e o uso de aparelhos extra-orais também tem sido citados como causadores da DATM, mas estudos recentes tem mostrado que isto é improvável.

Não existem provas científicas, até o momento, que gomas de mascar possam causar ruídos na ATM e que tais ruídos possam originar sérios problemas na ATM.

De fato, os ruídos da ATM são muito comuns na população. A falta de outros sintomas, como dor ou travamento, os ruídos articulares não necessitam de tratamento.

Pesquisadores acreditam que muitas pessoas com ruídos articulares (clicks ou estalo) na ATM, provavelmente tenham um deslocamento do disco articular (a estrutura que absorve os choques na articulação não está na posição normal). Este deslocamento sem a presença de dor ou problemas com a movimentação mandibular, não precisam de tratamento.

Alguns especialistas sugerem que o stress (mental e físico) possa causar ou agravar a DATM. Frequentemente, pessoas com DATM raspam ou range os dentes durante à noite causando um esforço exagerado na musculatura mastigatória provocando a dor. De qualquer modo, isto não esta claro, se o stress é a causa do raspar dos dentes e subsequente dor ou o resultado da dor crônica ou disfunção.

Os cientistas estão investigando como o comportamento psicológico e fatores físicos podem combinar para causar a DATM.

O sinais e sintomas das DATM.

Uma variedade de sintomas pode estar associada às DATM. O mais comum é a dor principalmente na musculatura mastigatória e ou ATM. Outros sintomas que podem ser encontrados são:

1. limitada movimentação ou travamento da mandíbula.

2. dor irradiada na face, olhos, pescoço e ombros.

3. dor associada à ruídos da ATM (click, estalo, raspados) nos movimentos de abertura e fechamento.

4. um mudança repentina no movimento para encaixe dos dentes.

Sintomas como dor de cabeça, dor de ouvido, tontura e problemas de audição podem estar relacionados às DATM. Pesquisadores estão trabalhando para esclarecer os sintomas das DATM com o objetivo de desenvolver métodos melhores e mais fáceis de diagnóstico e tratamento.

Diagnóstico

Como a causa e os sintomas não são claros, o diagnóstico entre as DATM podem ser um pouco confusos. Não há, até o momento, um método preciso de diagnóstico das DATM.

Em 90% dos casos o diagnóstico pode ser feito somente com a descrição dos sintomas, combinados com um exame físico da face e dos maxilares.

No exame clínico será levantada a história médica e dental do paciente juntamente com os dados colhidos no exame físico que consiste de:

1. palpação da musculatura mastigatória

2. auscultar a ATM durante os movimentos

3. verificar os movimentos bucais

Com estes dados, muitas vezes é suficiente para se chegar a um diagnóstico e iniciar uma terapia para a o alívio da dor e o travamento da ATM.

As radiografias dentais e da ATM (trans-craniana), geralmente, não são uteis para o diagnóstico das DATM.

Outros exames de imagens como a tomografia e a ressonância nuclear magnética, os quais mostram os tecidos duros e moles e as tomografias (um tipo especial de radiografia) são necessários somente quando o profissional tem forte suspeita de artrite ou quando a dor permanece durante muito tempo a despeito do tratamento. Antes de realizar um exame dispendioso, é prudente obter outra opinião independente.

A área de pesquisa mais importante, com relação as DATM é a área de diagnóstico, pois somente assim poderemos ter orientações corretas para a realização do tratamento.

Tratamento

As palavras chaves que não podem ser esquecidas são: CONSERVADOR E REVERSÍVEL. O tratamento conservador é sempre o mais simples possível e são usados, mais frequentemente, porque a maioria dos pacientes não apresentam doenças degenerativas da ATM graves. O tratamento conservador não invade os tecidos da face, maxilares e articulação. Tratamento reversível não causa danos irreversíveis nas estruturas, nos dentes e na posição dos maxilares.

Como muitas DATM são temporárias e não provocam danos maiores, o tratamento simples é normalmente utilizado com sucesso. Orientações como, por exemplo, utilização de uma dieta pastosa, aplicação de calor ou bolsas de gelo e evitar movimentos extremos (como um grande bocejo ou gomas de mascar) são muito uteis para a melhora dos sintomas da ATM. O emprego de técnicas para relaxamento e redução de stress podem também ajudar no alívio das dores.

Outros tratamentos conservadores e reversíveis que podem ser empregados em casa são: massagem nos músculos afetados, exercícios musculares e o uso de medicação (anti-inflamatórios e relaxantes musculares) por um período curto de tempo.

Pode ser necessária, de acordo com a avaliação odontológica, a utilização de uma placa de mordida, que consiste de um aparelho de plástico que é encaixado nos dentes (superior ou inferior). A placa de mordida pode ajudar reduzir a contração da musculatura e o desgaste dos dentes. A utilização da placa de mordida é por um período curto de tempo para não causar mudanças na posição dos dentes. Caso ocorra o aumento da dor com a utilização da placa de mordida, seu uso deve ser interrompido imediatamente e o paciente deve retornar aos cuidados do seu Cirurgião Dentista.

O tratamento conservador e reversível descrito acima é útil para o alívio temporário da dor e espasmo muscular. Ele não é “curativo” para DATM. Se os sintomas continuam ou voltam frequentemente uma reavaliação deve ser realizada.

Existem outros tipos de tratamentos das DATM, como a cirurgia e infiltrações que agridem os tecidos. Injeções com medicamentos nos músculos também tem sido utilizado para o alívio da dor. Pesquisadores estão investigando sua utilização.

O tratamento cirúrgico é normalmente irreversível e deve ser evitado quando possível. Quando a cirurgia for necessária, tenha certeza que seu cirurgião explicou-lhe todos os riscos, complicações e razões para a realização da cirurgia e certifique que não existe outro tratamento alternativo.

Os cientistas têm aprendido que certos tipos de tratamento irreversível, como o cirúrgico com colocação de implantes artificiais, podem causar graves problemas como dores e lesões permanentes na ATM. Alguns destes implantes podem falhar na sua função ou fraturarem ao longo do tempo.

Antes de realizar algum tipo de cirurgia na ATM, é muito importante ter a opinião de outro profissional independente.

Outros tipos de tratamento irreversível que são de pouco valor e podem piorar o problema, incluem o tratamento ortodôntico para mudar a mordida; restaurações dentárias que usam coroas ou pontes que mudam a mordida; ajustes oclusais que desgastam os dentes modificando a posição da mordida.

Muitos estudos ainda são necessários para que possamos realizar o tratamento correto nos problemas da DATM. Os pesquisadores têm recomendado muito os tratamentos conservadores antes do emprego de tratamentos invasivos.

Mesmo quando os problemas de DATM tem se tornado crônico, muitos pacientes, não precisa de tratamentos radicais.

Se você pensa que tem DATM…

Tenha em mente que para muitas pessoas, o desconforto da DATM eventualmente desaparecerá com ou sem o tratamento.

Procedimentos simples são, geralmente, uteis para o alívio dos sintomas. Se for necessário um tratamento, este deve ser conservador e reversível. Evitar todo o tipo de tratamento que altere permanentemente a mordida ou nos maxilares. Caso um tratamento irreversível seja necessário tenha sempre uma segunda opinião.

Muitos cirurgiões dentistas estão aptos para a realização de tratamento conservador das DATM.

Procure sempre um especialista para que possa ser bem orientada.

Pesquisas

O Instituto Nacional de Pesquisas Dentais (USA) tem um programa de pesquisas na área de DATM. A prioridade destas pesquisas está no desenvolvimento de métodos de diagnóstico das DATM. Também esta se investigando a origem, tratamentos e a prevenção das DATM.

O “quebra cabeça” referente às DATM não está completo. As pesquisas são lentas, para que possamos colocar as peças, deste “quebra cabeça”, corretamente, ainda é necessário mais estudos.

Para maiores esclarecimentos, por favor, queira entrar em contato pelo Tel: (11) 32884520 / Whatsapp: (11) 956382849

Atenciosamente.

Dr. Renato Vita